2ª Convocatória sobre inovação e competências da OIT

e-formalização e desenvolvimento de competências na América Latina e Caribe

Web page | 04 May 2021

A OIT está procurando entidades ou organizações com ideias e soluções inovadoras que, a partir do uso de novas tecnologias, favoreçam a formalização do trabalho e das unidades econômicas por meio de desenvolvimento de competências na América Latina e no Caribe.

Estas soluções podem incluir propostas para:
  • desenvolver sistemas de informação que, com base na utilização de novas tecnologias e big data, favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos e competências e a formalização;
  • melhorar a informação existente sobre a demanda de competências do mercado de trabalho, com um enfoque na economia informal;
  • melhorar a oferta de programas e políticas ativas do mercado de trabalho para as e os trabalhadores informais;
  • reduzir as barreiras que as mulheres enfrentam no acesso a empregos formais, incluindo a redução da lacuna digital de gênero e intervenções em setores feminizados com alta incidência da informalidade;
  • capacitar as MPMEs para desenvolver competências que permitam a criação de empreendimentos formais sustentáveis;
  • contribuir a que os programas de educação e formação profissional atendam às necessidades dos trabalhadores informais;
  • melhorar o desenvolvimento e reconhecimento dos conhecimentos e das competências dos trabalhadores informais;
  • estabelecer alianças novas e inovadoras para promover a formalização do trabalho por meio da desenvolvimento de competências.

Qual é o processo de participação e as datas principais?

Para apresentar uma solução:
  1. Revise os critérios de elegibilidade e as condições para participar na convocatória disponíveis no Guia do Participante;
  2. Arma sua equipe e desenvolva sua proposta;
  3. Preencha o formulário de participação disponível neste site;
  4. Registre sua solução na plataforma de inovação da OIT antes de 15 de junho 2021 (meia-noite, hora de Genebra). Antes de enviar a proposta, a entidade ou organização deve se registrar para obter uma conta de acesso: https://bit.ly/3a9kxwX. Se a entidade ou organização já tiver uma conta, eles podem ir diretamente para a página da convocatóriahttps://bit.ly/3u8pyOe
Também pode enviar o formulário de participação e documentos adicionais para skills@ilo.org antes de 30 de junho de 2021.

As propostas podem ser apresentadas em espanhol, português, inglês e francês. Não é necessário o pagamento de qualquer quantia para participar na Convocatória. Os candidatos receberão um e-mail de confirmação de que sua inscrição foi recebida. As inscrições atrasadas ou incompletas não serão aceitas.

Quem pode participar?

Entidades ou organizações sem fins lucrativos legalmente reconhecidas com capacidade contratual e registrada, constituída a pelo menos dois anos-calendário antes da data limite da convocatória. A ideia a ser apresentada pode ser o esforço conjunto de uma colaboração de diferentes atores, como governos e organizações de empregadores e de trabalhadores.

Espera-se que quem apresenta uma proposta inclua entre os membros da sua equipe os conhecimentos e as experiências sobre as diferentes áreas necessárias à implementação da proposta apresentada.

Por entidades ou organizações sem fins lucrativos entendemos agências governamentais, organizações de empregadores e trabalhadores, cooperativas, instituições de educação e formação (incluindo escolas, provedores de capacitação públicos e privados
e universidades), ONGs e organizações da sociedade civil, universidades e outras instituições de pesquisa e educação.

No caso de uma proposta apresentada por uma equipa, deve ser identificado um chefe de projecto para coordenar as actividades e estabelecer a ligação com a OIT.

Aceitamos ideias e soluções em qualquer etapa de desenvolvimento. Podem ser inovações em seus estágios iniciais ou em um estágio mais avançado.

Todas as propostas serão avaliadas por um Comitê de Seleção independente, composto por especialistas da OIT na área de formalização e desenvolvimento de competências, especialistas externos em inovação e outros membros externos.

As 5-7 melhores propostas recebidas serão convidadas a participar num “Pitch event” onde as equipas apresentarão as suas propostas ao Comité de Avaliação.

O principal objectivo do “Pitch event” é dar aos finalistas do Concurso a oportunidade de apresentar e partilhar os seus projectos com uma grande audiência em toda a América Latina, Caraíbas e mundo, incluindo constituintes da OIT, outros inovadores, potenciais investidores, académicos, profissionais do desenvolvimento, instituições de Educação e Formação Técnica e Profissional (TVET), entre outros. O evento é uma oportunidade para criar valor e colocar os finalistas e os seus projectos em destaque, oferecendo-lhes uma visibilidade global que pode ser valiosa para a sua viagem de inovação.

Antes do evento, as propostas finalistas serão convidadas a participar num programa virtual de tutoria. Este programa incluirá sessões de tutoria e apoio técnico personalizado para refinar as propostas com base nas suas necessidades e no feedback dos avaliadores. Receberão também conselhos sobre como se preparar para o “Pitch event”.

O que os vencedores ganharão?

As duas ideias ganhadoras receberão:
  • Apoio financeiro: As ideias vencedoras com o primeiro e segundo prêmios receberão um subsídio de 30.000 e 20.000 dólares americanos respectivamente, para implementar a solução proposta.
  • Participação em um laboratório de inovação de seis meses: Por meio de boot camp e tutorias a distância, as propostas vencedoras receberão suporte técnico para transformar suas ideias em protótipos prontos para serem colocados em andamento.
  • Piloto: Assim que o protótipo for desenvolvido, os inovadores e os parceiros testarão a solução por meio de um teste piloto.
  • Visibilidade mundial: As propostas vencedoras receberão apoio para dar visibilidade às suas ideias e soluções, incluindo um convite para um evento global para apresentar a ideia inovadora a potenciais parceiros e patrocinadores, artigos de imprensa nos meios de comunicação, vídeos, entre outros.
  • Acesso a uma ampla rede de especialistas na área de desenvolvimento de competências: as ideias vencedoras e as candidaturas pré-selecionadas serão convidadas a fazer parte da Rede Mundial de Inovadores em matéria de Competências da OIT. Através da rede, os membros terão a oportunidade de trocar ideias com outros inovadores e compartilhar suas soluções com parceiros da OIT.

Datas e prazos importantes:

  • Lançamento da convocatória: 4 de maio de 2021;
  • Prazo para envio de ideias: 30 de junho de 2021 (meia-noite, horário de Genebra);
  • Anúncio das propostas finalistas: 20 de setembro 2021; 
  • Sessões de orientação e formação para o “Pitch event”: 20 de setembro - 5 de outubro 2021;
  • “Pitch event”: 4 de Novembro 2021.
Qualquer dúvida relacionada à convocatória em geral ou com o processo de candidatura, entre em contato conosco em: skills@ilo.org.