Mais informação sobre trabalho forçado

2011

  1. Perfil dos principais atores envolvidos no trabalho escravo rural no Brasil

    1 de Dezembro de 2011

    O estudo traça o perfil dos atores envolvidos na escravidão contemporânea (trabalhadores resgata­dos, aliciadores – os “gatos” – e proprietários rurais).

  2. Combate ao trabalho forçado: manual para empregadores e empresas

    1 de Dezembro de 2011

    Este manual para empregadores e empresas fornece excelentes ferramentas práticas e orientação, permitindo que as empresas e suas organizações identifiquem e evitem situações de trabalho forçado.

2010

  1. Retrato escravo

    1 de Dezembro de 2010

    A publicação foi elaborada pela Organização Internacional do Trabalho - OIT e pela Fundação Vale. Ela é composta por fotos que mostram o ciclo da escravidão contemporânea no Brasil e revelam as péssimas condições de trabalho análogo ao escravo.

  2. Combatendo o trabalho escravo contemporâneo: o exemplo do Brasil

    1 de Dezembro de 2010

    Este estudo de caso é parte do esforço de apresentar a um público amplo e diverso o problema da escravidão rural contemporânea no Brasil e sua complexidade.

2009

  1. O custo da coerção: relatório global do seguimento da Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho 2009

    1 de Dezembro de 2009

    Este relatório aborda as tendências básicas do trabalho forçado durante os últimos quatro anos, incluindo os principais padrões, a incidência geográfica do abuso do trabalho forçado, a legislação e as respostas políticas.

2007

  1. Trabalho escravo no Brasil do século XXI

    1 de Dezembro de 2007

    Estudo sobre a situação do trabalho escravo no Brasil finalizado em janeiro de 2005.

  2. Possibilidades jurídicas de combate à escravidão contemporânea

    1 de Dezembro de 2007

    Obra cumpre compromisso da OIT de apoiar iniciativas nacionais centradas na promoção de princípios e direitos fundamentais do trabalho.