Publicações

2020

  1. A Pandemia da COVID-19 pode aumentar o trabalho infantil na América Latina e no Caribe

    11 de Junho de 2020

    O documento elaborado pela CEPAL e pela OIT alerta que a crise atual agravará as vulnerabilidades existentes, incluindo um maior risco de casamento infantil, trabalho infantil e gravidez na adolescência.

  2. A COVID-19 e o setor da educação

    1 de Junho de 2020

    Esta síntese informativa aborda o setor da educação no âmbito da avaliação preliminar sobre o impacto da COVID-19 preparada pela OIT nos diferentes setores da economia.

  3. A COVID-19 e os serviços públicos de emergência

    25 de Maio de 2020

    Esta síntese aborda as questões relacionadas com os trabalhadores e trabalhadoras da linha da frente em setores públicos de emergência.

  4. As normas da OIT e a COVID-19 (coronavírus)

    19 de Maio de 2020

    Esta nota é uma compilação de respostas a perguntas mais frequentes relacionadas às Normas Internacionais do Trabalho e à COVID-19. A nota não fornece uma análise abrangente de possíveis medidas legais e políticas.

  5. ACTEMP: Guia dos empregadores sobre gestão do local de trabalho durante a COVID-19

    17 de Abril de 2020

    Elaborado pelo Escritório da OIT para Atividades dos Empregadores (ACTEMP), este guia fornece orientação prática às empresas que implementaram protocolos de teletrabalho em 2020 como uma medida temporária durante a crise de COVID-19. O documento foi traduzido para português de Portugal.

  6. Pessoas com deficiência na resposta à COVID-19

    7 de Abril de 2020

    A crise da COVID-19 é nova. É necessário que todos nós possamos atuar, interagir e nos comunicar de formas diferentes das que estamos acostumados. Contudo, as desigualdades, agravadas pelo impacto da COVID-19 sobre as pessoas com deficiência, não são novas. O risco, na resposta à crise atual, é de que as pessoas com deficiência sejam novamente deixadas para trás. A boa notícia é que nós já sabemos o que funciona. Precisamos, fundamentalmente, de justiça social, inclusão efetiva, igualdade de oportunidades e trabalho decente.

  7. Cartilha "Soy inmigrante, Tengo derechos!" - MT

    30 de Janeiro de 2020

    Cartilha em espanhol com informações sobre direitos individuais e coletivos, regularização migratória no Brasil e temas como educação, saúde e legislação brasileira.

  8. Cartilha "Soy inmigrante, Tengo derechos!"

    30 de Janeiro de 2020

    Cartilha em espanhol com informações sobre direitos individuais e coletivos, regularização migratória no Brasil e temas como educação, saúde e legislação brasileira.

  9. Panorama Laboral 2019. América Latina e Caribe

    27 de Janeiro de 2020

    O Panorama Laboral da América Latina e do Caribe 2019 contém um resumo da evolução econômica dos países da região e uma análise dos impactos registrados nos mercados de trabalho este ano, bem como os esperados para o ano de 2020. Além disso, este ano o relatório inclui uma secção especial sobre “Empregabilidade Juvenil”, que analisa a situação laboral da população entre os 15 e os 24 anos. A publicação está em espanhol.

2019

  1. Fortalecendo os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas - Módulo 6

    1 de Novembro de 2019

    Produzida conjuntamente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o Solidarity Center, a a série intitulada "Fortalecendo os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas" aborda temas importantes para a categoria de profissional, tais como formação política, condições de trabalho, normas internacionais, organização, história e comunicação. O Módulo 6 é sobre "Comunicação".