Publicações

2005

  1. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: acesso ao trabalho decente

    1 de Dezembro de 2005

    A parte A deste módulo retoma e amplia a definição de trabalho decente e discute como e por que para a OIT o trabalho decente é via fundamental de superação da pobreza. A parte B analisa a posição desfavorável e o limitado poder de negociação das mulheres e negros no mercado de trabalho. Na parte C, discute-se experiências e políticas para promover o emprego de qualidade.

  2. Jurisprudência e legislação sobre trabalho escravo

    1 de Dezembro de 2005

  3. Uma Aliança global contra trabalho forçado - relatório global do seguimento da declaração da OIT sobre princípios e direitos fundamentais no trabalho 2005

    1 de Dezembro de 2005

    Apresenta um quadro completo sobre o trabalho forçado contemporâneo, com uma estimativa global e regional, inclusive o número de pessoas afetadas, quantas delas vítimas de tráfico, e os lucros auferidos pelos criminosos na exploração de trabalhadores traficados.

  4. Cartilha trabalho escravo. Vamos abolir de vez essa vergonha

    1 de Dezembro de 2005

    Cartilha de orientação para o trabalhador em formato de Literatura de Cordel, ilustrada com desenhos do artista J. Borges.

  5. Por uma globalização justa: criar oportunidades para todos. Resumo

    1 de Dezembro de 2005

  6. Por uma globalização justa: criar oportunidades para todos

    1 de Dezembro de 2005

    Elaborado pela Comissão Mundial Sobre a Dimensão Social da Globalização, constituída pela OIT em fevereiro de 2002.

  7. A experiência dos núcleos da promoção da igualdade de oportunidades e combate à discriminação no emprego e na ocupação

    1 de Dezembro de 2005

    Contém os resultados de um estudo realizado em 2003 sobre a atuação dos Núcleos de Promoção de Igualdade de Oportunidades e de Combate à Discriminação no Emprego e na Ocupação, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

  8. Ação afirmativa para a igualdade racial: características, impactos e desafios

    1 de Dezembro de 2005

    Trata das políticas de ação afirmativa voltadas para o equilíbrio das desigualdades associadas à raça e etnia.

2004

  1. Estudo condições de vida das trabalhadoras domésticas na cidade de Salvador, Bahia, Brasil

    1 de Dezembro de 2004

    Estudo da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO), com o apoio da OIT/IPEC, sobre o trabalho doméstico no Brasil e na cidade de Salvador, Bahia.

  2. Perfil del trabajo infantil doméstico en Brasil, Colombia, Paraguay y Perú. Glosario y colección bibliográfica.

    1 de Dezembro de 2004

    Material que ofrece una serie de conceptos y definiciones que se han trabajado en el contexto de los proyectos de prevención y erradicación del trabajo infantil doméstico en Sudamérica. Incluye un listado de 354 registros bibliográficos sobre trabajo infantil doméstico que se encuentran disponibles en la biblioteca de la Oficina Regional de la OIT para América Latina y el Caribe y en el Sistema de Información Regional sobre Trabajo Infantil -SIRTI.