Publicações

2005

  1. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: investir nas pessoas: educação básica e profissional

    1 de Dezembro de 2005

    Apresenta diferentes tipos de perspectivas e intervenções destinadas a proporcionar educação profissional a mulheres em situação de pobreza.

  2. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: guia para o leitor

    1 de Dezembro de 2005

  3. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: guia para o facilitador

    1 de Dezembro de 2005

    O objetivo principal deste Guia é oferecer diretrizes para a organização de atividades de capacitação, orientações metodológicas e propostas de atividades para a estruturação de oficinas de formação.

  4. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: capacidade de organização e negociação: poder para realizar mudanças

    1 de Dezembro de 2005

    Enfatiza a importância do empoderamento das mulheres e da população negra através da organização.

  5. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: ampliar a proteção social

    1 de Dezembro de 2005

    Nos países desenvolvidos, os sistemas de proteção social abrangem a maioria dos trabalhadores, mas nos países em desenvolvimento a proteção social cobre apenas uma pequena parte da força de trabalho.

  6. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: acesso aos recursos produtivos

    1 de Dezembro de 2005

    Analisa um conjunto de direitos relativos ao uso e/ou controle da terra, do espaço e dos recursos naturais, dos recursos produtivos e da infra-estrutura econômica.

  7. Manual de capacitação e informação sobre gênero, raça, pobreza e emprego: acesso ao trabalho decente

    1 de Dezembro de 2005

    A parte A deste módulo retoma e amplia a definição de trabalho decente e discute como e por que para a OIT o trabalho decente é via fundamental de superação da pobreza. A parte B analisa a posição desfavorável e o limitado poder de negociação das mulheres e negros no mercado de trabalho. Na parte C, discute-se experiências e políticas para promover o emprego de qualidade.

  8. Jurisprudência e legislação sobre trabalho escravo

    1 de Dezembro de 2005

  9. Uma Aliança global contra trabalho forçado - relatório global do seguimento da declaração da OIT sobre princípios e direitos fundamentais no trabalho 2005

    1 de Dezembro de 2005

    Apresenta um quadro completo sobre o trabalho forçado contemporâneo, com uma estimativa global e regional, inclusive o número de pessoas afetadas, quantas delas vítimas de tráfico, e os lucros auferidos pelos criminosos na exploração de trabalhadores traficados.

  10. Cartilha trabalho escravo. Vamos abolir de vez essa vergonha

    1 de Dezembro de 2005

    Cartilha de orientação para o trabalhador em formato de Literatura de Cordel, ilustrada com desenhos do artista J. Borges.