Publicações

2022

  1. Panorama Laboral 2021. América Latina e Caribe

    1 de Fevereiro de 2022

    Quase dois anos após o início da pandemia de COVID-19, no terceiro trimestre de 2021, a taxa de ocupação e a taxa de participação econômica ainda eram inferiores aos recordes de 2019, enquanto a taxa de desocupação era superior à desse ano. O Panorama Laboral 2021 descreve um cenário misto de emprego e alertam que pode levar até 2023, ou até 2024, para recuperar os níveis pré-pandemia. O estudo está em espanhol.

  2. Convenção do Trabalho Marítimo, 2006, tal como emendada (MLC, 2006) - Questões Frequentes

    11 de Janeiro de 2022

    Este documento pretende ser uma fonte de informação facilmente acessível, suscetível de ser atualizada regularmente, e que visa ajudar as pessoas envolvidas no estudo ou na aplicação da MLC 2006 a encontrar respostas às questões que possam ter sobre esta inovadora Convenção da OIT. A tradução deste documento para a língua portuguesa foi realizada e gentilmente compartilhada pelo Escritório da OIT em Portugal. Com isso, o texto pode conter variações de grafia de palavras da língua portuguesa.

2021

  1. Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo

    21 de Dezembro de 2021

    Este relatório procura melhorar a nossa compreensão de como as plataformas digitais de trabalho estão a transformar o mundo do trabalho e as implicações dessa transformação para empregadores e trabalhadores. A tradução do relatório para a língua portuguesa foi realizada e gentilmente compartilhada pelo Escritório da OIT em Portugal. Com isso, o texto pode conter variações de grafia e/ou vocábulos da língua portuguesa.

  2. Investigación sobre la futura demanda de formación profesional en el sector textil en Brasil

    15 de Dezembro de 2021

    El objetivo de la investigación es brindar el apoyo técnico a los socios del sector para proyectar y aplicar estrategias de formación profesional que les permitan desarrollar las habilidades necesarias para el éxito y el crecimiento de las industrias, garantizando al mismo tiempo que las trabajadoras y los trabajadores tengan acceso a empleos decentes y productivos.

  3. Survey on the future demand for vocational training in the textile sector in Brazil

    15 de Dezembro de 2021

    The objective of the survey is to provide technical support to partners in the sector to design and implement professional training strategies that enable them to develop the skills necessary for the success and growth of industries, while ensuring that workers have access to decent and productive jobs.

  4. Pesquisa sobre a demanda futura de formação profissional no setor têxtil no Brasil

    15 de Dezembro de 2021

    O objetivo da pesquisa é fornecer apoio técnico aos parceiros do setor para projetar e implementar estratégias de formação profissional que lhes permitam desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso e o crescimento das indústrias, garantindo ao mesmo tempo que as trabalhadoras e os trabalhadores tenham acesso a empregos decentes e produtivos

  5. Violência e assédio no mundo do trabalho: Um guia sobre a Convenção Nº 190 e a Recomendação Nº 206

    7 de Dezembro de 2021

    O Guia ajudará os leitores e as leitoras a compreenderem o objetivo dos instrumentos e esclarece como os Estados membros têm avançado recentemente na prevenção e eliminação da violência e assédio relacionados aotrabalho, fornecendo uma rica seleção de exemplos de leis, regulamentos, políticas e outras medidasnacionais.

  6. Towards a human-centred agenda: Human resource management in the BRICS countries in the face of global challenges

    2 de Dezembro de 2021

    This book examines novel evidence of human-centred human resources management (HRM) practices in five leading emerging economies, namely Brazil, the Russian Federation, India, China and South Africa.

  7. Quarentena da resistência: na voz de 21 catadoras

    23 de Novembro de 2021

    Publicado pela editora Coopacesso e lançado na Feira Literária de Santo André em 2021, o livro faz parte de uma série de iniciativas realizada conjuntamente pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para assegurar o trabalho decente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

  8. Pesquisa Diversidade Aprendiz: Aprendizados para um futuro inclusivo (Sumário Executivo)

    11 de Novembro de 2021

    Realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela plataforma Somos Diversidade, com apoio do UNAIDS Brasil, essa pesquisa inédita tem o intuito de criar um mapa, junto com empresas de diversos portes e setores, para identificar dificuldades, barreiras de entrada, oportunidades e demandas necessárias para a promoção de diversidade e inclusão nos processos seletivos e nas polítícas internas de permanência e ascensão no local de trabalho.