Cooperação Sul-Sul para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável por meio do Trabalho Decente e da Proteção Social

Este projeto visa promover um intercâmbio de experiências entre iniciativas de países do Sul que combinam a conservação ambiental com a geração de trabalho decente e a extensão da proteção social.

Resumo

Este Projeto visa promover um intercâmbio de experiências entre iniciativas de países do Sul que combinam a conservação ambiental com a geração de trabalho decente e a extensão da proteção social. No caso do Brasil, a iniciativa a ser sistematizada, difundida e enriquecida é a implementação do Programa de Conservação Ambiental Bolsa Verde em Unidades de Conservação de Uso Sustentável da Amazônia. Uma das atividades promovidas no âmbito deste Projeto foi a realização de um curso sobre Desenvolvimento Econômico Local em áreas de Conservação Ambiental em novembro de 2015, em parceria com o Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este curso capacitou 60 gestores, prestadores de assistência técnica e lideranças comunitárias para desenvolverem empreendimentos extrativistas nas Unidades de Conservação da Amazônia.

Outra importante atividade foi a realização em novembro de 2016 do I Seminário Panamazônico de Proteção Socioambiental em Brasília, envolvendo cerca de 40 gestores, prestadores de assistência técnica e beneficiários de programas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Guiana que combinam conservação ambiental com proteção social na Amazônia. Neste seminário, foi definida a criação da Rede Panamazônica de Proteção Socioambiental, que reunirá inicialmente os países participantes do seminário, mas estará aberta também à participação de outros países da região amazônica que estejam interessados em trocar experiências e aperfeiçoar as suas ações voltadas para a conservação ambiental e a proteção social da população local.

Duração prevista

Novembro de 2014 a maio de 2017

Objetivo geral

Contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da disseminação de boas práticas de integração das suas três dimensões (social, econômica e ambiental) através da cooperação Sul-Sul.

Objetivos específicos

  • Mapear e sistematizar práticas inovadoras desenvolvidas na Amazônia brasileira que compatibilizam a conservação ambiental com a superação da pobreza por meio da promoção do trabalho decente e da proteção social.
     
  • Promover intercâmbio de experiências que compatibilizam a conservação ambiental com a superação da pobreza em países do Sul e a formação de capacidades para gerar emprego e renda em áreas prioritárias para a conservação ambiental.

Grupos-alvo

Gestores, prestadores de assistência técnica e beneficiários finais dos programas participantes do intercâmbio de experiências.

Estratégia

Na sua primeira fase, o projeto buscou sistematizar e enriquecer a experiência de implementação do Programa Bolsa Verde nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável da Amazônia. Na segunda fase, ele promoveu um seminário internacional, seguido de visitas das delegações estrangeiras às Unidades de Conservação atendidas pelo Programa Bolsa Verde, para a troca de experiências entre programas semelhantes desenvolvidos em países da região amazônica. Com esta mesma finalidade, delegações do Ministério do Meio Ambiente do Brasil estarão visitarão o Equador e a Guiana no primeiro semestre de 2017.

Localidade e/ou países de implementação

Países da região amazônica

Doador

Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Unidade e coordenador responsável

Programa Empregos Verdes - Paulo Sergio Muçouçah