Diversidade e Inclusão: 70 pessoas trans e travestis se formam em curso sobre técnicas de cozinha no ABC Paulista

Desenvolvido pela OIT, com apoio do Instituto + Diversidade, da Casa Neon Cunha, Casa Poema e Rede Cidadã, o curso é uma iniciativa do projeto PRIDE, que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado formal de trabalho.

Notícias | 23 de Março de 2023

Formatura da turma do projeto PRIDE em Santo André/Foto:OIT

Brasília – O auditório era similar a tantos outros, mas, visivelmente, havia algo especial naquele local, naquela sexta-feira à tarde, em Santo André. Entre expectativas, animação e selfies, 70 pessoas trans, travestis e não-binárias estavam reunidas para comemorar a aguardada formatura do curso de técnicas de cozinha.

Na plateia de cadeiras coloridas, os olhares emocionados e orgulhosos de amigos(as), parentes e professores(as) presenciavam o protagonismo de pessoas colocadas, comumente, à margem de oportunidades, devido à exclusão motivada por causas diversas, como transfobia, racismo, sexismo, preconceito religioso, deficiência, entre outras.

“Eu sou uma mulher trans negra e fazer esse curso do Cozinha&Voz me acendeu várias chamas. Porque não é um curso de cozinha. Eu acho que é algo muito mais além do que um curso de cozinha. É um resgate. “, disse Rihana Borges, 29, aluna do curso. “O que eu planejo para minha vida é botar em prática tudo aquilo que eu aprendi e buscar vários direcionamentos. Eu me inscrevi em um curso do SENAC, (...) ganhei uma bolsa e vou fazer administração.”

O curso é uma iniciativa do projeto PRIDE, que, por meio do desenvolvimento de capacidades profissionais e de habilidades socioemocionais, promove o trabalho decente e a inclusão no mercado de trabalho de pessoas LGBTQIA+, com foco prioritário na população trans. O PRIDE estrutura-se nas boas práticas de outro projeto bem-sucedido, o Cozinha&Voz , e aplica sua metodologia ao público LGBTQIA+, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais para pessoas trans e travestis.

Formatura da turma do projeto PRIDE em Santo André/Foto:OIT

Mais do que receber um certificado, a formatura marca o fim de um período de estudos e dedicação para pessoas LGBTQIA+ rumo à inserção no mercado de trabalho.

“Eu acho que a importância de iniciativas como o Cozinha&Voz para a comunidade LGBTQIA+ no geral é essa inclusão, sabe? Além do contato com outras pessoas, para elas verem que não somos nenhum bicho de sete cabeça, que assim como elas somos pessoas que temos sentimentos, que temos histórias, que temos objetivos.”, disse Kaique Bernardo, 22. “Graças ao Cozinha&Voz eu tenho mais um certificado para colocar no currículo e crescer profissionalmente.”

Realizada no último dia 17 de março nas dependências da unidade Santo André do SENAI-SP, a cerimônia foi conduzida pela atriz e poeta Geovana Pires, da Casa Poema.

"Para a OIT, é de extrema relevância implementar projetos como esse, que tem a capacidade de animar mudanças individuais, institucionais e corporativas e anunciam o caminho para um mundo do trabalho com igualdade de oportunidades e tratamento para todas as pessoas.", disse Camila Almeida, coordenadora nacional de Projeto PRIDE no Escritório da OIT no Brasil.

Isto é PRIDE

Lançado em janeiro de 2022, o projeto PRIDE é uma ação do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, em parceria com o Instituto + Diversidade e a Casa Neon Cunha. Por sua vez, Cozinha&Voz foi lançado pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em 2017, com o propósito de capacitar profissionais em técnicas de cozinha e promover a empregabilidade de pessoas em situação de exclusão socioeconômica.

A etapa do projeto PRIDE realizada na região do ABC Paulista contou com o SENAI-SP como facilitador. Entre os dias 30 de janeiro e 15 de março, na unidade de Santo André, foram realizadas três turmas do curso de formação em assistente de cozinha. O programa do curso inclui uma semana com aulas de voz e preparação para o mercado de trabalho, conduzidas pelas atrizes Elisa Lucinda e Geovana Pires, da Casa Poema, e duas semanas de aulas de certificação de técnicas básicas de cozinha, coordenadas pela chef Paola Carosella.

"Por meio do projeto PRIDE/Cozinha & Voz, busca-se promover os direitos fundamentais das pessoas trans, proporcionando a empregabilidade e o trabalho decente, desenvolvendo a autoestima, conferindo visibilidade a essa população tão excluída do mercado formal de trabalho e da sociedade como um todo. É motivo de muito orgulhoso participar de formaturas nas quais ouvimos testemunhos da importância do projeto na vida de tantas pessoas.”, disse Sofia Vilela, procuradora do Trabalho do MPT.


Formatura da turma do projeto PRIDE em Santo André/Foto:OIT

Após a conclusão do curso, as pessoas formadas serão acompanhadas pelo Instituto + Diversidade e pela Rede Cidadã, que facilitarão a formação continuada e orientada ao mercado de trabalho e a busca ativa de potenciais empregadores.

Até 2024, o PRIDE seguirá promovendo a inclusão e o trabalho decente para pessoas LGBTQIA+, prioritariamente população trans, por meio do desenvolvimento de capacidades profissionais e de habilidades socioemocionais. O projeto também apoia a incorporação de políticas de não discriminação e promoção do trabalho decente junto aos governos, às organizações de empregadores(as) e de trabalhadores(as), e ao setor privado.

Este projeto contribui para o Brasil atingir os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: ODS 5 (Igualdade de gênero); ODS 8 (Trabalho decente e Crescimento econômico); ODS 10 (Redução das desigualdades ; e também incorpora os ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 17 (Parcerias e Meio de implementação ).