#DiversidadeEInclusão

ABC Paulista recebe iniciativa para formação profissional e apoio à inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho

Organizado pela OIT, com apoio do SENAI Santo André, Instituto +Diversidade e Casa Neon Cunha, o curso capacitará 75 pessoas como assistentes de cozinha.

Notícias | 27 de Janeiro de 2023

O curso capacitará 75 pessoas como assistentes de cozinha.

Brasília – Em janeiro, mês em que se celebra o Dia da Visibilidade Trans, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Instituto +Diversidade, a Casa Neon Cunha e o SENAI Santo André, inicia, no ABC Paulista, novas turmas do curso de formação em assistente de cozinha voltado para a comunidade LGBTQIA+, com foco prioritário na população trans e travesti.

Com aulas presenciais nas instalações do SENAI Santo André, as três turmas terão início nos dias 30 de janeiro, 8 e 16 de fevereiro, respectivamente. O programa do curso prevê uma semana com aulas de voz e preparação para o mercado de trabalho, e duas semanas de aulas de certificação de técnicas básicas de cozinha. Ao todo, cerca de 75 pessoas LGBTQIA+, com prioridade para travestis e homens e mulheres trans, participarão das aulas.

O curso é uma iniciativa do projeto PRIDE, que utiliza a metodologia desenvolvida pelo projeto Cozinha&Voz, em uma estratégia combinada para promover o trabalho decente e apoiar a inclusão no mercado formal de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Durante o curso, as pessoas participantes também receberão um treinamento no módulo de preparação para o mercado de trabalho, facilitado pela Rede Cidadã, em que são ofertadas ferramentas orientadas a processos seletivos e alinhamento de objetivos pessoais e profissionais. Após a conclusão, as pessoas serão acompanhadas por três meses em processo de busca ativa de emprego. 

“A recuperação social e econômica, em função da crise da COVID-19, somente será inclusiva e democrática com igualdade de oportunidades e tratamento no mundo do trabalho também para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Iniciativas como o PRIDE e o Cozinha&Voz apontam caminhos de inclusão e acesso ao trabalho decente como direito de todas as pessoas.”, disse Camila Almeida, coordenadora Nacional de Projeto da OIT.

Por isso, o componente “Cozinha” conta com a coordenação técnica da chef Paola Carosella e centra-se nas aptidões básicas requeridas para o trabalho em uma cozinha de restaurante.

Coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, o componente “Voz” é composto por oficinas, nas quais as pessoas participantes, por meio da poesia, desenvolvem e aperfeiçoam a inteligência emocional e a comunicação interpessoal para aprender a se comunicar em qualquer contexto profissional, de uma entrevista de emprego a uma apresentação em público.

Na avaliação de João Torres, presidente Executivo do Instituto + Diversidade, o Brasil continua sendo um dos países mais violentos do mundo para pessoas trans e travestis.

“Apenas uma pequena parcela dessa população tem acesso ao emprego formal neste cenário tão desigual de distribuição de oportunidades, o que coloca essas pessoas em situação de vulnerabilidade. Acreditamos na transformação social para um mundo mais justo por meio da educação e da promoção do acesso ao emprego digno. No Instituto +Diversidade estamos comprometidos com a redução de desigualdades no que tange a comunidade LGBTI+, e para isso, nossa expectativa com o PRIDE é conseguir ampliar o acesso de pessoas trans e travesti ao mundo do trabalho, transformando de maneira positiva suas vidas.”, disse ele.

“O papel do SENAI, por meio do PSAI – Programa SENAI de Ações Inclusivas, é garantir que a educação profissional seja para todas as pessoas, para nós, estratégias de formação como o Cozinha e Voz descontroem os estereótipos impostos socialmente a pessoas trans e amplia as possibilidades de entrada no mercado de trabalho”, disse Suzana Figueiredo, especialista de Desenvolvimento Industrial do SENAI.

Segundo Samara Santos, coordenadora de Projeto da Casa Neon Cunha, "a realização do Cozinha & Voz no ABC será um marco no fomento de formação e empregabilidade para as pessoas LGBTQIA+, em especial para as pessoas trans da região. Isso poderá reverberar em políticas públicas, principalmente por este território ser um lócus de pessoas da trans que migram para o ABC em busca de melhores condições vida e acabam por sobreviver de trabalho precário, sobretudo na prostituição".

O projeto PRIDE se fundamenta no princípio da não discriminação, como princípio fundamental do trabalho. Também contribui para transformação cultural necessária para o estabelecimento de ambientes de trabalho inclusivos, seguros e livres de discriminação, assédio e violência.

“Além de formar as pessoas, o PRIDE promove adaptação pedagógica e instalação de capacidades para atender e formar o público LGBTQIA+ por parte das organizações parceiras e provedoras de treinamento, que fortalecem em seus currículos e práticas de ensino ferramentas e abordagens inclusivas tornando os ambientes de formação mais democráticos e diversos”, completa Camila.

O projeto ainda contribui para o atingimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no Brasil: ODS 5 (Igualdade de gênero); ODS 8 (Trabalho decente e Crescimento econômico); ODS 10 (Redução das desigualdades). E também incorpora os ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 17 (Parcerias e Meio de implementação).