27ª Conferência das Partes da CQNUMC

OIT defenderá uma transição justa na COP27

Manter a dimensão social da mudança climática no primeiro plano das discussões será o foco dos eventos que estão sendo organizados pela Organização Internacional do Trabalho na COP27 da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

Notícias | 27 de Outubro de 2022
GENEBRA (Notícias da OIT) - As dimensões sociais da mudança climática serão destaque de uma série de eventosorganizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na COP27 da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Egito.

Isso inclui uma iniciativa de 49 países sobre Ação Climática para Empregos, um novo Pacto de Empregos Verdes para Jovens e o lançamento de produtos que apoiam o financiamento da transição justa e soluções baseadas na natureza.

A OIT também sediará o primeiro Pavilhão de Transição Justa, juntamente com a Comissão Europeia. O pavilhão sediará oficinas, eventos e reuniões com foco na transição justa e na agenda de mudança climática. Estes incluirão uma prévia do relatório conjunto da OIT, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) sobre trabalho decente em soluções baseadas na natureza (Nature based Solutions-NbS), que explorará como os investimentos em NbS poderiam criar trabalho decente e uma transição justa para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis para todas as pessoas.

Os eventos no Pavilhão também abordarão outras prioridades estabelecidas pela Presidência da COP, incluindo acelerar a ação climática global por meio da redução de emissões, intensificando os esforços de adaptação e melhorando os fluxos de financiamento adequados.

O Pavilhão sediará o Centro de Conhecimento da Transição Justa (Just Transition Knowledge Hub), onde especialistas discutirão exemplos de transição justa e terão trocas interativas e práticas sobre desafios, oportunidades e abordagens. Isso incluirá eventos diários ao vivo focados em diferentes temas e questões relacionadas a uma transição justa.

O Pacto Empregos Verdes para a Juventude, que será lançado em 9 de novembro, após a cerimônia de abertura do Pavilhão de Transição Justa, é uma parceria entre a OIT, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Comissão União, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( PNUMA), o grupo de crianças e jovens da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (YOUNGO) e o LinkedIn. O pacto visa fechar a lacuna de habilidades dos jovens nos países em desenvolvimento e almeja os setores vulneráveis ao clima.

Uma Transição Justa incorpora uma abordagem de toda a sociedade frete à mudança climátics e, no espírito de Uma ONU, incentiva as diferentes agências da ONU a maximizar suas vantagens competitivas para resolver o problema comum. Em colaboração com seus parceiros, a participação da OIT na COP27 visa apresentar iniciativas, projetos e ferramentas concretas que possam apoiar planos de transição justos em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A COP27 será realizada de 6 a 18 de novembro de 2022 em Sharm el-Sheikh, no Egito.

A lista de eventos da OIT na COP27 é atualizada regularmente e está disponível online.

Nota aos/às participantes da COP27: O Pavilhão de Transição Justa da COP27 estará localizado na Zona Azul do Centro Internacional de Convenções de Sharm el Sheikh (SHICC). Todos os ea as participantes presenciais devem obter o cartão de acesso à Zona Azul como membros da sua delegação nacional ou de qualquer outra delegação oficial. Alguns eventos serão transmitidos ao vivo em ilo.org/cop27.