Saúde e segurança nas escolas

Concurso cultural mobiliza estudantes pela prevenção de acidentes e doenças nas escolas

Com apoio da OIT, Subsecretaria de Inspeção do Trabalho lança nova campanha voltada a estudantes para marcar o Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas

Notícias | 30 de Setembro de 2022
Brasília - Para marcar o Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas, celebrado em 10 de outubro, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lança um concurso cultural voltado para alunos e alunas da pré-escola ao ensino médio.

O Tema da campanha de 2022 é “Prevenção de acidentes e doenças nas escolas”, com o objetivo de promover um ambiente seguro de aprendizado e de interação entre estudantes, professores e funcionários.

A importância da iniciativa se dá em razão de que cerca de 3 mil crianças morrem, por ano, no Brasil, de acidentes em choque elétrico, quedas, afogamento, asfixia e diversas outras formas. A prevenção, por meio do conhecimento, pode mudar esse quadro.

O concurso nacional é aberto a estudantes de instituições de ensino públicas e privadas de todas as séries e é uma forma de incentivar a discussão e motivá-los a se expressar artisticamente sobre o tema.
A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), prevista no Art. 155, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um de seus eixos de atuação é a conscientização dos estudantes brasileiros, futuros empreendedores e trabalhadores.

Na última Campanha, mais de 2.000 escolas estiveram envolvidas. Neste ano, espera-se a adesão de mais instituições, em razão da experiência do ano passado e do retorno total dos estudantes ao ensino na modalidade presencial.

O concurso cultural terá quatro categorias:
1) Desenho – exclusivamente para alunas e alunos da pré-escola e ensino fundamental I.
2) Frase – exclusivamente para alunas e alunos Ensino Fundamental II.
3) Redação - para alunas e alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Aprendizes.
4) Vídeo – aberto a todos os níveis de matrícula.

Estudantes interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site (incluir URL do site) até o dia 31 de outubro de 2022.
Para promover a participação da comunidade escolar nessa campanha por escolas mais seguras, a iniciativa contempla quatro vídeos voltados para crianças, jovens, professores, gestores e empresas.

Para maiores informações sobre o regulamento do concurso: clique aqui.

Saiba como se inscrever no Concurso Cultural 2022:
  • Formulário de inscrição do estudante (clique aqui)
  • Formulário de inscrição da escola e do voluntário (clique aqui)