Transição digital, mudança tecnológica e políticas de desenvolvimento produtivo na ALC: desafios e oportunidades

O lançamento do relatório regional da OIT será realizado de forma virtual como um evento paralelo da 4ª Reunião Ministerial da OCDE sobre Produtividade.

Notícias | Evento virtual | 24 de Maio de 2022
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem a satisfação de convidar para o lançamento do "Relatório Regional da OIT sobre Produtividade: Transição digital, mudança tecnológica e políticas de desenvolvimento produtivo na ALC: desafios e oportunidades". O evento acontecerá virtualmente na quarta-feira, 22 de junho de 2022, das 10h00 às 11h30, horário de Brasília.

Você pode participar deste evento se inscrevendo em
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_3CwoJkgwRumG2QcI4msp3Q

O Relatório da OIT foi elaborado com o objetivo de gerar uma conversa entre os atores do mundo do trabalho, governos, empregadores e trabalhadores da América Latina e do Caribe, para promover a melhoria da produtividade, com base em valores como o respeito aos direitos e às normas internacionais do trabalho, especialmente acerca da liberdade de associação e negociação coletiva, a erradicação do trabalho infantil, do trabalho forçado e de todas as formas de discriminação.

O Relatório aborda, a partir de uma perspectiva multifatorial e com base na abordagem ecossistêmica proposta pela OIT, uma análise das trajetórias de crescimento da produtividade na Região no período 1990-2020. Apresenta-se a evolução da produtividade do trabalho e da produtividade total na ALC, com base em evidências sistematizadas de 1990 -2020. Também identifica padrões de trajetórias de produtividade por grupos de países e referências comparativas

A OIT reconhece o papel que a produtividade desempenha no desenvolvimento das empresas e na criação de empregos. A Declaração do Centenário da OIT para o Futuro do Trabalho, adotada pela Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em 2019, também destacou a produtividade como a pedra angular de uma abordagem centrada nas pessoas para o futuro do trabalho.