Aviso à imprensa

Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho elegerá novo diretor-geral

Notícias | 23 de Março de 2022
GENEBRA (Notícias da OIT) – A eleição do(a) 11º diretor(a)-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) acontecerá na sexta-feira, 25 de março de 2022.

As cinco pessoas candidatas ao cargo são: Gilbert Houngbo do Togo; Kang Kyung-wha da República da Coreia; Mthunzi Mdwaba da África do Sul; Muriel Pénicaud da França; e Greg Vines da Austrália.

Os membros do Conselho de Administração da OIT votarão durante uma sessão fechada a partir das 10:00 CET (0900 GMT/ 6h horário de Brasília). Haverá várias rodadas de votações secretas, com intervalos de pelo menos 45 minutos entre cada rodada, até que um(a) vencedor(a) final seja escolhido(a). Em cada rodada, o(a) candidato(a) com menos votos será eliminado(a) até que um(a) candidato(a) obtenha mais da metade dos votos de todos os membros votantes. Após cada rodada, os nomes dos(as) candidatos(as) remanescentes aparecerão no site do Conselho de Administração.

Assim que o nome do(a) candidato(a) escolhido(a) for conhecido, a OIT emitirá um comunicado de imprensa anunciando o(a) vencedor(a) da votação.

Nesse momento, a sessão do Conselho de Administração se torna pública e o(a) diretor(a)-geral eleito(a) fará uma declaração que será transmitida no site da OIT.

Trechos em vídeo do discurso de aceitação do(a) diretor(a)-geral eleito(a) serão oferecidos aos meios audiovisuais. O vídeo de todo o discurso também estará disponível sob demanda posteriormente.

Devido às restrições impostas pela COVID-19, o edifício da OIT não estará aberto ao público em geral ou a jornalistas.

As declarações de visão e os currículos dos(as) candidatos(as) estão disponíveis no site da OIT, bem como as gravações dos diálogos públicos dos(as) candidatos(as) que ocorreram em fevereiro de 2022.

O mandato do(a) novo(a) diretor(a)-geral começará em 1º de outubro de 2022. O atual diretor-geral, Guy Ryder, do Reino Unido, ocupa o cargo desde 2012.

Os pedidos de entrevista devem ser enviados por e-mail para newsroom@ilo.org.