#RatificarC190

Participe da campanha global da OIT pela ratificação da Convenção sobre violência e assédio

O público é convidado a participar da campanha para aumentar a conscientização sobre a violência e o assédio no local de trabalho e para incentivar seus governos a ratificar a Convenção Nº 190 da OIT.

Notícias | 25 de Junho de 2021


GENEBRA (Notícias da OIT) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lança uma campanha global para promover a ratificação e implementação da Convenção Nº 190 sobre violência e assédio no local de trabalho.  A campanha tem como objetivo explicar em termos simples o que é a Convenção sobre Violência e Assédio, de 2019 (Nº 190), os temas que ela cobre e como lidar com a violência e o assédio no mundo do trabalho.

O público pode participar baixando material de campanha da OIT (ILO Campaign Hub) e compartilhando-o nas redes sociais.

A campanha global também chegará a governos, organizações de empregadores e trabalhadores, sociedade civil e empresas do setor privado, bem como formuladores de políticas, empresas e parceiros. As celebridades também emprestarão suas vozes para amplificar as mensagens da campanha.

A violência e o assédio no trabalho podem assumir várias formas e causar danos físicos, psicológicos, sexuais e econômicos. Desde que a Convenção foi adotada, a pandemia da COVID-19 destacou ainda mais a questão, com muitas formas de violência e assédio relacionados ao trabalho sendo relatados em todos os países desde o início do surto, particularmente contra mulheres e grupos vulneráveis.

Juntamente com a Recomendação Nº 206, a Convenção Nº 190 reconhece o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio, e fornece uma estrutura comum para ação. A Convenção fornece a primeira definição internacionalmente aceita sobre violência e assédio.

Até o momento, seis países ratificaram a Convenção: Argentina, Equador, Fiji, Namíbia, Somália e Uruguai.