Saiba mais sobre Cooperação Sul-Sul e Triangular

As primeiras relações modernas de cooperação internacional para o desenvolvimento no mundo ocorreram no imediato pós Segunda Guerra Mundial, como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento econômico e social de outros países. Algumas iniciativas foram motivadas pelas Nações Unidas pela necessidade de reconstruir os países afetados pelos conflitos e acelerar o desenvolvimento dos países com menor nível de desenvolvimento.

Existem diversas motivações que fazem com que os países cooperem entre si: formação de alianças, alinhamento ideológico, benefícios políticos, estratégia militar, busca de influência multilateral, abertura de mercados comerciais e questões humanitárias.

A Cooperação Sul-Sul (CSS) diz respeito a uma modalidade da cooperação internacional para o desenvolvimento construída entre os países do Sul global. Nestes países, o estímulo a este tipo de cooperação acontece prioritariamente por conta das simetrias e identidade compartilhada, por meio dos seus contextos sociais e econômicos semelhantes. Na visão dos países em desenvolvimento há também um esgotamento das relações de hierarquia entre países do Norte e países do Sul, enxergando que na CSS existe a possibilidade de benefícios mútuos entre os Estados envolvidos.

O Documento Final de Nairóbi (resultado da Conferência de Alto Nível da ONU sobre Cooperação Sul-Sul realizada em Nairóbi, capital do Quênia, entre os dias 1-3 de dezembro de 2009. No documento, representantes dos países participantes reconheceram a crescente importância da Cooperação Sul-Sul e Triangular e pediram que os países desenvolvidos expandam sua participação em arranjos de Cooperação Triangular reconhece a importância e particularidades da Cooperação Sul-Sul reafirmando-a como: uma manifestação de solidariedade entre povos e países do Sul que contribui para seu bem-estar nacional, para sua autossuficiência nacional e coletiva e para consecução dos objetivos de desenvolvimento internacionalmente acordados, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Esta visão permanece forte e está refletida também dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), explicitamente no Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Aliança Global para o Desenvolvimento Sustentável.

A Cooperação Sul-Sul constitui um caminho complementar à tradicional Cooperação Norte-Sul.

Princípios orientadores da Cooperação Sul-Sul

A agenda da Cooperação Sul-Sul e suas iniciativas devem ser determinadas pelos países do Sul e orientadas pelos seguintes princípios:
  • Solidariedade
  • Horizontalidade
  • Não-condicionalidade
  • Respeito pela soberania nacional
  • Apropriação e independência nacional
  • Não-interferência nos assuntos internos
  • Benefício mútuo