Iniciativa de Cooperação Sul-Sul entre Paraguai, Brasil e OIT promoverá o trabalho decente na cadeia produtiva do algodão

Iniciativa de Cooperação Sul-Sul entre Paraguai, Brasil e OIT promoverá o trabalho decente na cadeia produtiva do algodão

Notícias | 19 de Setembro de 2016
Assunção, Paraguai – No marco do Programa de Cooperação Sul-Sul Brasil-OIT, especificamente do Projeto: “Promoção do trabalho decente em países produtores de algodão na África e América Latina”, executado de maneira coordenada entre a OIT, o Governo do Brasil e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), foi realizada de 6 a 8 de setembro a Oficina Nacional: “Elaboração do Projeto de Cooperação Sul-Sul Brasil-Paraguai para a promoção do trabalho decente na cadeira do algodão”.

A oficina foi realizada com base nos princípios da Cooperação Sul-Sul, horizontalidade, solidariedade e não-condicionalidade entre os países em desenvolvimento, e seu objetivo central foi o de elaborar de maneira conjunta e tripartite os resultados e atividades de um projeto nacional no Paraguai. Tratou-se de uma instância técnica que propiciou uma dinâmica de trabalho que permitiu o intercâmbio entre todos os presentes.

Além de representantes tripartites do Paraguai, a Oficina contou com a ativa participação de representantes do Ministério do Trabalho do Brasil (MT) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) do Brasil.

A Oficina foi iniciada com palavras de boas-vindas de Cecília Malaguti, Coordenadora-Geral de Cooperação Sul-Sul Trilateral com Organismos Internacionais da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), de Fernanda Barreto, Coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul da OIT, e de Guillermo Sosa Flores, Ministro do Trabalho, Emprego e Seguridade Social do Paraguai.

Em seguida, Cecília Malaguti realizou uma apresentação sobre a Cooperação Sul-Sul Trilateral desde a perspectiva da ABC, Fernanda Barreto apresentou o projeto “Promoção do trabalho decente em países produtores de algodão na África e na América Latina” e Ernesto Abdala, Coordenador do Projeto no Paraguai, compartilhou os principais resultados do estudo “Trabalho Decente na cadeia do algodão do Paraguai”, em sessão coordenada por Natanael Lopes da OIT Brasil.

Depois, o empresário do setor têxtil Guillermo Caballero Vargas esboçou alguns elementos que, em sua opinião, configuram a cadeia do algodão no Paraguai, visão que foi complementada logo depois com as exposições de Ángel Jiménez da Organização Nacional Campesina, integrante da Central Nacional de Trabalhadores (ONC-CNT) e Bernardo Rojas, Presidente da Central Única de Trabalhadores Autêntica (CUT-A).

A Oficina prossegui com trabalhos em grupo para aprofundamento nas experiências do Paraguai e do Brasil sobre três temas centrais: formação profissional e aprendizagem, combate ao trabalho infantil por meio da transferência de renda e formalização: o papel da inspeção do trabalho. Nestes grupos participaram como apresentadores técnicos governamentais pelo Brasil: Thaísa Pires de Farias, Analista de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA); Denise Natalina Brambilla Gonzáles e Marinalva Cardoso Dantas, Auditoras-Fiscais do Trabalho do Ministério do Trabalho (MT). Pelo Paraguai, participaram: Natalia Sosa, Diretora de Infância e Adolescência do Ministério de Trabalho, Emprego e Seguridade Social (MTESS); Ramón Maciel, Diretor do Sistema Nacional de Promoção Profissional (SNPP) do MTESS; María Victoria Diésel, Secretaria Técnica do Sistema Nacional de Formação e Capacitação Laboral (SINAFOCAL) do MTESS; Atilio Guerrero, Diretor Geral de Inspeção e Fiscalização do MTESS e Myrna Ruiz Díaz, Especialista em Planejamento de Projetos da Direção Geral de Emprego (DGE) do MTESS.

Em seguida, foram realizadas diversas sessões nas quais foram acordados os principais objetivos, resultados e atividades que integrarão o Projeto Algodão Paraguai-Brasil-OIT.

Finalmente, o encerramento do evento contou com palavras de Fernanda Barreto da OIT, Fernanda Garcês da ABC e intervenções de representantes sindicais, empresariais e governamentais.

Mais informações:   
Baixe o folheto do Projeto: “Promoção do trabalho decente em países produtores de algodão na África e na América Latina".