COVID-19 e trabalho infantil

COVID-19 pode levar mais milhões de crianças ao trabalho infantil, destacam OIT e UNICEF

O trabalho infantil diminuiu em 94 milhões desde 2000, um avanço que agora pode ser ameaçado.

Notícias | 12 de Junho de 2020

Nova York/Genebra (OIT Notícias) - Milhões de crianças correm o risco de ser empurradas para o trabalho infantil como resultado da crise da COVID-19, que pode levar ao primeiro aumento do trabalho infantil após 20 anos de avanços, de acordo com um novo informe da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

Segundo o relatório “COVID-19 e o trabalho infantil: Em tempos de crise, é hora de atuar” (“COVID-19 and child labour: A time of crisis, a time to act”), o trabalho infantil diminuiu 94 milhões desde 2000, um avanço que agora pode ser ameaçado.

As estimativas globais em 2017 indicaram que 152 milhões de crianças trabalhavam em todo o mundo.

As crianças que já trabalham podem ter que trabalhar mais horas ou em piores condições. Muitos delas poderiam ser forçadas a fazer as piores formas de trabalho, o que causaria danos significativos à sua saúde e segurança.

Dadas as graves consequências da pandemia sobre a renda familiar, muitos delas, sem apoio algum, poderiam recorrer ao trabalho infantil."

Guy Ryder, diretor-geral da OIT
"Dadas as graves consequências da pandemia sobre a renda familiar, muitos delas, sem apoio algum, poderiam recorrer ao trabalho infantil ", disse Guy Ryder, diretor-geral da OIT. "A proteção social é essencial em tempos de crise, pois permite prestar assistência aos mais vulneráveis ”.
“A integração das preocupações sobre trabalho infantil em políticas mais amplas de educação, proteção social, justiça, mercado de trabalho e direitos humanos e trabalhistas em escala internacional fazem uma diferença fundamental ", acrescentou Ryder.

Segundo o relatório, a COVID-19 poderia resultar em um aumento da pobreza e, portanto, em um aumento do trabalho infantil, pois as famílias usam todos os meios disponíveis para sobreviver. Alguns estudos afirmam que um aumento de um ponto percentual no nível de pobreza leva a um aumento de 0,7% ou superior no trabalho infantil.

© Sonali Pal Chaudhury / NurPhoto via AFP

"Em tempos de crise, o trabalho infantil se torna um mecanismo de sobrevivência para muitas famílias ", disse Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF." À medida que pobreza aumenta, as escolas fecham e a disponibilidade de serviços sociais diminui, mais crianças são empurradas para o trabalho. Quando imaginamos o mundo depois da COVID, devemos garantir que as crianças e suas famílias tenham as ferramentas necessárias para enfrentar tempestades semelhantes no futuro. Uma educação de qualidade, serviços proteção social e melhores oportunidades econômicas podem mudar as coisas ".

À medida que pobreza aumenta, as escolas fecham e a disponibilidade de serviços sociais diminui, mais crianças são empurradas para o trabalho."

Henrietta Fore,diretora executiva do UNICEF
Grupos populacionais vulneráveis, particularmente aqueles que trabalham na economia informal e trabalhadores migrantes, sofrerão mais com os efeitos da recessão econômica, o aumento da informalidade e do desemprego, a queda geral nos padrões de vida, os choques na saúde e os sistemas de proteção social insuficientes, entre outras pressões.

Há evidências crescentes de que o trabalho infantil está aumentando à medida que as escolas fecham durante a pandemia. Atualmente, o fechamento temporário das escolas afeta mais de 1 bilhão de estudantes em mais de 130 países. Mesmo quando as aulas recomeçarem, alguns pais podem não ter mais condições de enviar seus filhos para a escola.

Como resultado, mais crianças poderiam ser forçadas a empregos exploradores e perigosos. As desigualdades de gênero podem se tornar mais agudas, com as meninas particularmente vulneráveis à exploração na agricultura e no trabalho doméstico, diz o documento.

O relatório propõe uma série de medidas para combater a ameaça do aumento do trabalho infantil, incluindo a expansão da proteção social mais abrangente, acesso mais fácil ao crédito para famílias pobres, promoção de trabalho decente para adultos, medidas para levar as crianças de volta à escola, incluindo a eliminação de taxas escolares e mais recursos para inspeções do trabalho e aplicação da lei.

A OIT e o UNICEF estão desenvolvendo um modelo de simulação para avaliar os efeitos de COVID-19 no trabalho infantil em todo o mundo. Novas previsões serão publicadas em 2021 em todo o mundo em trabalho infantil.

Para mais informações, entre em contato com:
 
  • Rosalind Yarde, OIT, yarde@ilo.org, newsroom@ilo.org
  • Helen Wylie, UNICEF Nova York, Tel: +1 917 244 2215, hwylie@unicef.org

Sobre a OIT
Única agência tripartite da ONU, a OIT reúne governos, empregadores e trabalhadores de 187 Estados-membros a estabelecer normas trabalhistas, formular políticas e desenvolver programas que promovam trabalho decente para todos, mulheres e homens.

Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo para alcançar o maior número de crianças desprivilegiado. Em mais de 190 países e territórios, trabalhamos para todos os meninos e meninas, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.